Qual é o pai que nunca presenciou uma briga entre irmãos? Impossível né?
E acontecem por inúmeros motivos, desde a disputa por um brinquedo, lugar no carro, até por querer mais atenção ou carinho dos pais. Muitas vezes as discussões terminam com frases como estas: “Mãe, olha ele” ou “foi ele quem começou”.
É comum os irmãos manifestarem estes comportamentos, pois estão querendo demarcar seu espaço e até mesmo experimentando, em ambiente seguro, expor seus sentimentos de raiva ou contrariedade.
Brigas entre irmãos geralmente acaba bem. Minutos após a disputa se unem para brincar juntos, pois criança não guarda ressentimentos e o que ela quer mesmo é estar com outras crianças.
Separamos algumas dicas para os pais tentarem diminuir a presença dos conflitos entre irmãos:
- Elogie os dois filhos, sempre exaltando o que cada um tem de melhor;
- Não faça comparação entre as crianças;
- Estimule os filhos a brincarem juntos, assim também vão aprender a dividir as coisas;
- Intervenha para que as brigas não se estendam;
- Após a briga converse com os filhos sobre o ocorrido.
A briga entre irmãos é natural, porém os pais devem observar se há momentos de carinho e parceria entre eles, se esses momentos existirem, eles não precisam se preocupar, apenas orientar os filhos nos momentos de briga. Mas se os pais percebem que os irmãos estão o tempo todo brigando, um querendo machucar o outro, tanto fisicamente quanto psicologicamente ou se esses comportamentos estiverem atrapalhando o dia a dia e o desempenho escolar dos filhos, eles devem procurar ajuda profissional para resolver esses conflitos.
Comments