AUTISMO (TEA)
O Autismo, cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno global do desenvolvimento evidenciado por três características fundamentais: inabilidade do indivíduo em interagir socialmente;
-
dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
-
comportamento restritivo e repetitivo;
-
dificuldade nas relações sociais
Como pessoas com Autismo possuem atraso no desenvolvimento de áreas importantes é necessário acompanhamento e estimulações para que esta pessoa possa ter melhor qualidade de vida.
Nossas especialidades para TEA
Terapia ABA
A terapia ABA trabalha com reforços dos comportamentos positivos. Envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida.
Análise do Comportamento
O psicólogo analisa o comportamento e faz um plano terapêutico para ajudar a melhorar comportamentos ruins ou inadequados. No caso de crianças os pais e escolas são sempre orientados como lidar com ela.
Acompanhante Terapêutico (AT)
Algumas crianças ou adultos necessitam de ajuda de um profissional para realizar atividades sociais e de aprendizagem. O AT pode ser indicado para acompanhar crianças na rotina escolar ou em casa.
Terapia Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional é o profissional que através das atividades, objetiva fazer com que o indivíduo seja o
mais independente e autônomo possível em seu cotidiano. Atendemos todas as idades.
Psicopedagogia
Ajuda a pessoa a realizar atividades escolares, preparando ou adaptando os materiais necessários. Sempre com a orientação escolar e familiar sobre as necessidades especiais de cada um. Todos são capazes de aprender, só precisamos encontrar a maneira mais eficiente para cada pessoa.
Fonoterapia
Realizamos estimulação da fala, leitura e escrita. Fazemos exames audiológicos e do Processamento Auditivo Central (PAC).
Bebês e crianças com atraso do desenvolvimento necessitam estimulações adequadas da linguagem e comunicação.
Perguntas frequentes
Meu bebê tem 2 anos e ainda não fala nada. Isso é normal?
Resposta: por volta dos 24 meses ou 2 anos a criança deverá falar de 50 a 100 palavras, Aquele que não fala nenhuma palavra já está atrasado e precisa de uma avaliação fonoaudiológica, de otorrino ou foniatra.
Com que idade posso identificar sinais de Autismo?
Resposta: É possível observar alguns sinais de atraso de desenvolvimento até mesmo em recém nascido, porém ainda não podemos falar em Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois a criança ainda está em pleno desenvolvimento, mas deve ser avaliada por profissionais de saúde para verificar quais estimulações o bebê necessita. Até os dois anos de idade, tem muitas áreas cerebrais que bem estimuladas fazem toda a diferença para o resto da vida da criança.
Meu filho com TEA vai se desenvolver normalmente?
Resposta: Não é possível prever, mas a evolução da criança está relacionada aos estímulos adequados que ela recebe. O diagnóstico ou observação dos sinais de alerta para risco de TEA são muito importantes, pois a idade em que foi descoberto o diagnóstico influencia na melhora do quadro. Outra coisa muito importante são as terapias que a criança realiza. Geralmente são indicados tratamento com: psicólogo comportamental, método ABA, fonoterapia, acompanhamento com terapeuta ocupacional, psicopedagogo e até mesmo acompanhante terapêutico.
Saiba mais...
Contato
Segunda a Sexta-feira das 8h00 às 19h00
Sábado das 9h00 às 14h00
Rua Cantagalo, 678 Tatuapé - São Paulo/SP - CEP 03319-000
(11) 2671-1747
2096-4938
(11) 9 9486-0408
Localização
Links