Dislexia
A Dislexia é um Transtorno de Aprendizagem que se caracteriza pela dificuldade relacionada à leitura e escrita. Acomete três vezes mais meninos que meninas.
Geralmente a dislexia começa a ser observada na fase de alfabetização quando os fracassos começam a se destacar.
Alguns sinais quando frequentes são importantes indicadores de dislexia, apresentam dificuldades:
-
Para ler, escrever e soletrar;
-
Para entendimento do texto escrito;
-
Para identificar fonemas, associá-los às letras e reconhecer rimas e aliterações;
-
Para decorar a tabuada, reconhecer símbolos e conceitos matemáticos (discalculia);
-
Ortográficas: troca de letras, inversão, omissão ou acréscimo de letras e sílabas (disgrafia);
-
De organização temporal e espacial e coordenação motora.
Nossas especialidades para Dislexia
Psicoterapia
Para ajudar a pessoa com Dislexia a lidar com suas questões internas de aceitação, para ajudá-la a elaborar estratégias de enfrentamento.
Psicopedagogia
Ajuda a pessoa a realizar atividades escolares, preparando ou adaptando os materiais necessários.
Estimular as habilidades: organização, orientação espacial e temporal, leitura, escrita, raciocínio lógico, atenção, memórias, entre outras.
Fonoterapia
Auxiliar na dificuldade de leitura e escrita.
Perguntas frequentes
O que provoca a dislexia?
Todos nós temos uma série de circuitos responsáveis pelas conexões entre as células do sistema nervoso. Nos disléxicos, ocorre uma falha, ainda durante a gravidez, na migração das células que irão formar esses circuitos. Isso vai provocar dificuldade em fazer as informações transitarem de maneira adequada na área cerebral responsável pela leitura e escrita.
Quando a dislexia começa a se manifestar?
Geralmente quando a criança entra na escola e começa a ser alfabetizada, mas pode ser antes. Demorar demais para aprender os nomes das letras ou as confundir muito, por exemplo, pode ser sinal de que há algum problema. Mas é preciso cuidado para não confundir isso com as dificuldades normais que existem no processo de alfabetização. Assim, é aconselhado esperar cerca de dois anos após o início dessa fase.
Como deve ser feito o diagnóstico da dislexia?
O diagnóstico é feito a partir de uma avaliação multidisciplinar e o ideal é que ela contenha um neurologista, um fonoaudiólogo, um psicopedagogo e um psicólogo. São feitos testes de leituras e escrita, mas o aspecto emocional e neurológico também é avaliado.
Pessoas com dislexia têm dificuldades para aprender?
Apesar de ser chamada de transtorno de aprendizagem, a dislexia diz respeito à questão da linguagem escrita. O disléxico não apresenta dificuldades na linguagem oral e compreende bem o que escuta. Mas a dislexia pode comprometer outras coisas, como a orientação espacial ou a decodificação de informações gráficas variadas. Eles geralmente não têm dificuldades em entender ou fazer desenhos, porque isso depende de um circuito cerebral diferente.
Saiba mais...
Contato
Segunda a Sexta-feira das 8h00 às 19h00
Sábado das 9h00 às 14h00
Rua Cantagalo, 678 Tatuapé - São Paulo/SP - CEP 03319-000
(11) 2671-1747
2096-4938
(11) 9 9486-0408