A lição de casa serve para reforçar o que foi aprendido em sala de aula (sistematizando), para preparar o aluno para uma nova matéria que será dada em sala de aula (preparatória), e para incentivar o aluno a ir além daquilo que aprendeu em sala de aula (aprofundamento).
Nas atividades de sistematização é importante que os pais verifiquem se o filho entendeu o processo para não sistematizar de forma errada, já nas atividades preparatórias e de aprofundamento podem auxiliar o filho a fazer buscas ou sugerindo materiais interessantes que possam estimular o raciocínio. Lembrando que algumas crianças precisam de mais auxílio que outras, já os adolescentes costumam ser mais autônomos e preferem pedir ajuda aos colegas de classe e professores particulares.
É importante que os pais deixem claro para o filho que podem solicitar ajuda sempre que precisar. Uma boa maneira de auxiliar o filho a resolver as questões do dever de casa e retomando o que foi ensinado em sala de aula, para que a própria criança consiga chegar à resposta, nunca fazendo por ela.
Os pais devem estimular o filho a pensar e além disso, desenvolver a ideia de que é prazeroso aprender, ter responsabilidade e autonomia, lembrando que isso é um processo e que, no início é preciso ajuda-lo.
O erro
O erro faz parte da aprendizagem. Há pais que não aceitam que o filho erre. Sou psicopedagoga e atendo em clínica, recebo pais que chegam frustrados por que seu filho tem letra feia, ou que não é comprometido e organizado, porém há casos extremos em que o ideal dos pais em relação ao sucesso do filho fica exagerado.
Tenho um exemplo de uma mãe que trabalha fora, o filho faz o dever de casa em folha rascunho e a noite quando a mãe chega em casa corrige toda a lição e só depois o filho passa a limpo. Isso é um exagero e faz com que o filho reforce a ideia de que não pode errar. O que será muito prejudicial para a vida dele, pois é errando que se aprende.
Quando o pai deixa erros na tarefa de casa, é uma oportunidade para o professor perceber o que foi que o aluno não conseguiu entender e assim poderá lhe ensinar a matéria novamente, com outra metodologia.
O erro serve também para analisar diversas coisas, como por exemplo, falta de atenção, concentração, dificuldade de entender enunciados, falta de aprendizado do conteúdo ministrado em sala de aula, enfim, se ele for bem analisado e não punitivo auxilia muito o professor conhecer melhor o processo de aprendizagem de seu aluno.
Aprendendo com os pares
Muitas crianças conseguem tirar suas dúvidas com a explicação de um colega de classe, por isso indico a monitoria entre os próprios alunos, em que colegas que entenderam a matéria explicam para os que não entenderam.
Buscando na web
Outra sugestão é que o próprio aluno busque tirar suas dúvidas em sites educacionais sérios como por exemplo: Info Escola, Telecurso, Brasil Escola, Khan academic.
Assista também os vídeos abaixo:
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Alessandra Bizeli Oliveira Sartori
Pedagoga - Unopar
Psicopedagoga - Unifev
Mestre em saúde da criança e do adolescente - UNICAMP
Especialista em Reabilitação Neuropsicológica - IPAF
Mediadora de Pei (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo International Institute for the Enhancement of Learning Potential de Feuerstein (Israel)
Extensão em Psicanálise
Docente de cursos de pós-graduação