Caracteriza-se por comportamento desajustado, com agressões físicas ou psicológicas.
Estudos científicos apontam que ⅓ dos alunos estão envolvidos com bullying, sendo,como agressor, alvo ou testemunha, de todas as classes e níveis sociais e em todos os tipos de escola.
Quais as pessoas mais vulneráveis? Quem são os personagens envolvidos?
Autor ou agressor = pessoas que apresentam comportamento desajustado.
Acreditam na sua superioridade em relação aos demais, na impunidade de seus atos, se encorajam ainda mais na presença de seu grupo.
Alvo: Crianças e adolescentes tem um perfil semelhante a estas características:tímidos ou retraídos, tem poucos amigos, dificuldade ou incapacidade de defender-se para pedir ajuda, não se destacam nos estudos ou nos esportes. O autor ataca a criança que tem esse perfil, pois geralmente não é denunciado.
Testemunha: Toda comunidade escolar que presencie os atos
É necessário trabalhar a prevenção
Muitas crianças e adolescentes aprendem o comportamento agressivo vendo os pais que costumam ser agressivos, negligentes e violentos. Em casa, pais negam ou são coniventes com os atos agressivos de seus filhos.
Educadores, prestem atenção, na grande maioria dos casos, as crianças e adolescentes que cometem o bullying podem ser vítimas de uma família desestruturada ou de transtornos psicológicos. Na verdade eles também precisam de ajuda.
Mas como ajudá-las?
Programas antibullying são muito eficientes para conscientizar. Muitas vezes, o agressor ou autor não passa de uma pessoa vulnerável e que usa o bulling para "disfarçar" sua fragilidade interna. Ou passam por situações agressivas no lar e precisam descontar erradamente esta agressividade em pessoas mais frágeis e que não oferecem riscos, pois se ela for de "rebelar" em casa poderá ter consequências ruins por parte dos pais.
O encaminhamento para uma avaliação psicológica é importante, pois o psicólogo irá identificar as causas e extinguir o comportamento que não é funcional.
Alessandra Bizeli Oliveira Sartori
Coordenara Clínica SabiaMente
Pedagoga - Unopar
Psicopedagoga - Unifev
Mestre em saúde da criança e do adolescente - UNICAMP
Especialista em Reabilitação Neuropsicológica - IPAF
Mediadora de Pei (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo International Institute for the Enhancement of Learning Potential de Feuerstein (Israel)
Extensão em Psicanálise
Docente de cursos de pós-graduação