Qual professor ou educador que não tem uma história de alunos com comportamento inadequado em sala de aula, e precisou de ajuda e estratégias para conseguir o manejo?
A Psicóloga Comportamental da SabiaMente dá algumas dicas para ajudá-los.
DICAS:
– Deve-se reforçar positivamente os comportamentos adequados e NÃO se deve reforçar os comportamentos inadequados. Quando ocorrer um comportamento inadequado, deve-se ensinar o comportamento adequado que é esperado. Repete-se o ensino todas as vezes que sejam necessárias e controla-se o ambiente para evitar que eventos do ambiente determinem, propiciem ou favoreçam a emissão de problemas de comportamento ou comportamentos inadequados.
– As recompensas só devem ser dadas à criança se ela apresentar um comportamento adequado, pois ela poderá aprender que não precisa respeitar e cumprir a instrução / regra dada pelo professor porque, mesmo assim, haverá uma consequência positiva.- Deve-se prestar atenção para o tipo de estímulo que a criança gosta ou prefere para usá-lo como reforçador.
– Reconhecer um comportamento e entender o que acontece antes e depois. O que acontece depois, a consequência, pode ser reforçadora ou não.
– Uso de instruções claras, diretas e simples para cada tarefa orientada
– Uso de estímulos visuais para o estabelecimento de rotina e instruções
– Ensino de comportamentos de obediência a regras
– Ensino de comportamentos de solicitação
– Estímulo ao desenvolvimento da autonomia e da independência
– Controle de estímulos antecedentes e consequentes para facilitar a emissão de comportamentos adequados
– Uso de avaliação da funcionalidade do comportamento
– Utilização de reforçamento positivo para modificação de comportamento
– Alunos com TEA que têm deficiência intelectual precisam de currículos adaptados (sobrepostos)
– Fragmente a instrução ou informação em partes menores para aumentar a atenção.
– Use estratégias visuais para ajudar a criança a obter atenção e entendimento.
– Ensine como usar os olhos e o corpo para ouvir.
– Estimule o aluno a entender o conceito de se colocar no lugar do outro e estimule-o a se colocar no lugar dos coleguinhas.
– Ensine uma resposta clara de iniciação.
– Recompense sucessos.
– Ajude o aluno a ter acesso a novas informações e a novos comportamentos.
– Demonstre para a criança que, quando ela diz uma palavra inteira (ou frase, a depender da criança), de forma clara, ela consegue mais rapidamente o que quer do que quando faz gestos ou diz outras palavras não relacionadas ao que quer.
– Combine o interesse da criança com a atividade. Faça cartazes com o nome, desenhos e/ou figura das atividades; deixe a criança escolher qual ela quer realizar ou a ajude na escolha; realizem a atividade juntos. Quando a criança estiver motivada, tente fazê-la dizer a palavra.
Marília Frota Pinho
Atende para Psicóloga e Neuropsicóloga na SabiaMente
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Neuropsicologia pela Residência Multiprofissional com ênfase em Neurologia e Neurocirurgia. Mestranda em Neurologia e Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pós-graduanda em Neuropsicologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.