Tenho visto crianças que apresentam sérias dificuldades em se organizar, planejar, resolver problemas do dia-a-dia. Os pais podem ajudá-los, dando oportunidade com supervisão, como por exemplo fazer um bolo, desde o planejamento até a execução. Quando pegamos a receita e vemos os ingredientes que serão utilizados, fazemos uma lista para ir ao supermercado; depois executamos o bolo. Dessa forma estaremos estimulando as funções executivas usando o planejamento para a execução da tarefa.
Outra dica para estimular a resolução de problemas é pedir para a criança que observe quais ingredientes existem na geladeira e o que poderemos fazer para utilizá-los na criação de prato para o lanche da tarde ou para o jantar, encoraja-la a fazer e elogiar a criatividade.
Os pais podem também pedir para a criança observar como está o tempo e escolher a roupa adequada para vestir.
Outra dica que ensina o monitoramento de regras é brincar de abecedário de letras durante uma viagem. Pode, por exemplo, no carro pedir a todos para dizer todos os animais cujo nome comece com a letra A, depois com B, C e, quando terminar, podem fazer o mesmo com times de futebol, por exemplo, com os meninos.
Brincar e realizar tarefas caseiras com os filhos é uma forma de estar junto, de demonstrar afeto, estimular a inteligência, de educar, estimular a autonomia. E realizar isso não envolve gastos, apenas demanda tempo e paciência. Se não tivermos paciência e não os encorajarmos a resolverem problemas e não estimularmos a sua autonomia estaremos criando adultos que não saberão resolver seus problemas no futuro, pois podem acabar tornando-se dependentes dos pais.
Muitas vezes a correria do dia-a-dia não nos permite ensinar, acabamos fazendo tudo por eles, mas se não ensinarmos, não irão aprender sozinhos.
Maísa Aparecida Fontana
Atua como Psicóloga na SabiaMente
Graduação em Psicologia - Unimep
Especialização em Neuropsicologia - FMUSP
Cursando de Formação Continuada em Neuropsicologia - Ilumina Neurociência
Curso de Neuropsicologia do Desenvolvimento - Vetor Editora
Curso de Avaliação Psicossocial - Valor do Conhecimento
Curso de Piramides de Pfister - Caso do Psicólogo
CRP: 06/37988
Comentários