A Tricotilomania é um impulso que a pessoa sente em arrancar o próprio cabelo ou pelos do corpo, como por exemplo, da sobrancelha. A pessoa sabe o que está fazendo, porém ela não consegue controlar essa vontade.
O DSM-IV considera a Tricotilomania (TTM) como um transtorno de controle de impulsos que está no capítulo “Transtornos de Controle de Impulsão Não Classificados em Outro Lugar”.
A causa ainda não é identificada, porém há suspeitas que possam ser genético ou que o ambiente estimule o surgimento do transtorno. Muitas pessoas com o transtorno evitam piscinas, prática de esportes com outras pessoas, ir ao cabelereiro, pois sentem vergonha e não querem que as outras pessoas saibam de seus comportamentos.
Junto com a Tricotilomania podem surgir outras patologias associadas como a depressão, transtornos de ansiedade e também abuso de bebidas alcoólicas. Os relacionamentos sociais e profissionais do individuo são afetados, uma vez que ele passa a se isolar devido ao seu comportamento.
O tratamento é feito com psicoterapia e alguns casos quando associado a outras questões psiquiátricas, é importante o acompanhamento médico para averiguar a necessidade de medicamento.
O psicólogo irá trabalhar para que haja mudança nos comportamentos e pensamentos negativos. A medicalização irá auxiliar nos sintomas de depressão e também ansiedade.
Veja abaixo alguns sintomas da Tricotilomania:
- Puxar repetidamente fios e cabelo ou pelos (sobrancelha, cílios, e de outras partes do corpo);
- Sentir um aumento de tensão antes de puxar os fios ou também quando tenta resistir a essa vontade;
- Sentir prazer ou alívio quando terminar de puxar os fios;
- Possuir algumas áreas com poucos pelos ou até mesmo sem nenhum, devido ao comportamento;
- Mastigar, morder, enrolar ou engolir os fios arrancados.
Caso você apresente esses sintomas procure a ajuda de profissionais para que possa iniciar as intervenções o quanto antes.
Comments