TERAPIA ABA
Porque cada comportamento positivo merece ser reforçado.
Baseada em evidências científicas, a Terapia ABA foca em desenvolver habilidades que realmente fazem a diferença na vida do paciente.
Construindo independência e qualidade de vida, passo a passo.
A terapia ABA trabalha com reforços dos comportamentos positivos. Envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança autista possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível.
A terapia ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente. O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado como o mais eficaz.
O objetivo da terapia é torná-lo capaz de manter comportamentos mais saudáveis, que lhe tragam menos sofrimento e mais reforçadores positivos naturais. O papel do analista do comportamento é buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A Análise do Comportamento tem como objetivos analisar a relação que os comportamentos do paciente têm com o ambiente em que vive.
Mitos da terapia ABA
Atualmente, a evidência científica do uso da Terapia ABA é inegável. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é considerada uma prática baseada em evidências e há inúmeros artigos publicados em periódicos científicos comprovando sua efetividade
Os fundamentos dos princípios da Terapia ABA podem ser rastreados até o final de década de 50 e início da década de 60. Após Skinner promover a Análise do comportamento, os primeiros estudos com indivíduos com TEA ocorreram na década de 60, havendo grande expansão a partir do trabalho de Ivaar Lovaas na década de 70.
A intervenção em Terapia ABA é individualizada. Antes de implementar um programa ABA, o terapeuta precisa avaliar o repertório inicial da criança, conhecer suas preferências e necessidade, além da situação e prioridades da família.
Pessoas que não estão familiarizadas com a Terapia ABA comumente confundem a intervenção com o Treino por Tentativas Discretas (DTT ). O DTT é uma estratégia de ensino estruturada usada na Terapia ABA, a qual envolve instrução de um para um (um terapeuta para cada criança), comumente na mesa. No entanto, DTT é apenas uma dentre as diversas estratégias e métodos de ensino utilizados numa intervenção ABA.
Embora tenha sido altamente eficaz para intervenção precoce ao TEA, a Terapia ABA foi utilizada para todos os tipos de comportamentos de indivíduos no mundo inteiro. As intervenções em ABA são responsáveis por mudanças de comportamento socialmente relevantes, como habilidades de comunicação, sociais, acadêmicas, motoras, habilidades adaptativas de vida, de trabalho, etc.
ANALISTA DO COMPORTAMENTO
Autonomia e confiança: o futuro que construímos juntos.
Ajudá-lo a discriminar quais comportamentos estão sendo mais ou menos adaptativos, a partir da discriminação das consequências reais destes comportamentos e da função deles em sua vida.
Gostaria de receber conteúdos que podem transformar o seu dia a dia?
Ao clicar em Inscrever-se, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.